Recadastramento do vale-transporte para os servidores será feito no período de 5 a 16 de maio


 
Os servidores municipais de Matias Barbosa que recebem vale-transporte serão recadastrados no período de 05 a 16 de maio de 2014. A medida foi determinada pelo prefeito Joaquim Nascimento através da Portaria nº 023/2014, que dispõe sobre o recadastramento de todos os servidores públicos municipais que recebem o benefício.
Leia mais...

Vacinação contra a Gripe começa hoje, dia 22 de abril

As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS) até o dia 9 de maio, durante horário normal de atendimento.  Informações pelos fones (32) 3273-3108 ou 3273-5527.

 
No sábado, (26), será o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe.
 
A Prefeitura de Matias Barbosa, através do Departamento de Saúde e da Coordenadoria Epidemiológica, inicia hoje, dia 22 de abril de 2014, a Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza (Gripe).
 
As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS) até o dia 9 de maio, durante horário normal de atendimento. Para quem fizer parte dos grupos prioritários, basta levar a carteirinha de vacinação. Já os doentes crônicos precisam levar requisição médica para tomar a vacina.
Leia mais...

SAÚDE - PROCESSO SELETIVO PARA AGENTES COMUNITÁRIO DE SAÚDE E DE CONTROLE DE ENDEMIAS

EDITAL 003/2014 - O Departamento Municipal  de Administração e Departamento Municipal  de Saúde da Prefeitura de Matias Barbosa faz  saber  que  realizará  Processo  Seletivo  Simplificado -  Prova de Títulos para a Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público, para preenchimento de vagas do emprego público para classe de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Controle de Endemias, para provimento e cadastro de reserva de profissionais. Estão disponíveis 03 (três) vagas mais cadastro de reserva para Agente Comunitário de Saúde (01 vaga no PSF do Bairro Nossa Senhora da Penha e duas vagas no PSF Centro) e 03 (três) vagas mais cadastro de reserva para Agente de Controle de Endemias. O período de inscrição será de 22 a 24 de abril de 2014, no horário de 8:00 às 11:00 horas e de 14:00 às 16:00 horas, na sede do Núcleo de Clínicas Especializadas, situado na Rua Dr. José Mariano, nº 72, Centro, Matias Barbosa. 3273-5528. As normas, rotinas e procedimentos podem ser conferidos no  EDITAL 003/2014.

Parceria entre Prefeitura e SENAR ofereceu curso de artesanato em pedraria na cidade

ARTESANATO EM PEDRARIA - Aplicação em feltro com miçangas e lantejoulas, uma das técnicas desenvolvidas durante o curso.

 

Foi encerrado nesta sexta-feira, 11 de abril, o curso de artesanato em pedraria que aconteceu na sede social do clube Matias Várzea, no centro da cidade, fruto da parceria da prefeitura de Matias Barbosa, através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
 
O Curso, que iniciou no dia 7 de abril,  teve carga horária de 40 horas, distribuídas em cinco dias de aulas no período integral de 8 às 17 horas.  (Na foto, Capela do Rosário, Monumento histórica da cidade, feita por alunos durante curso) )
Leia mais...

EDUCAÇÃO – PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL 002/2014 -  O Departamento Municipal  de Administração e Departamento Municipal  de Educação da Prefeitura de Matias Barbosa faz  saber  que  realizará  Processo  Seletivo  Simplificado  de profissionais para provimento e cadastro de reserva das funções públicas de AUXILIAR DE SECRETARIA ESCOLAR, através de análise e somatório de títulos. Está disponível 01 (vaga)  para contratação imediata e formação de cadastro de reserva. O período de inscrição será de 22 a 24 de abril de 2014, no horário de 8:00 às 11:00 horas e de 13:00 às 16:00 horas, na sede do Departamento de Educação, situado na Rua Oscar Vidal,  Nº 118, Centro, Matias Barbosa.   As normas, rotinas e procedimentos podem ser conferidos no  EDITAL 002/2014.



Prefeitura lança cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI/PRONATEC

Diretora do Departamento de Promoção social, Delfina Guedes, discursa na abertura da solenidade 

 
Foi realizada no dia 04 de abril no Auditório da Câmara Municipal solenidade de lançamento de dois cursos profissionalizantes gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), do Governo Federal, a serem oferecidos na cidade em 2014.  Os cursos estão sendo ofertados pela  Prefeitura de M. Barbosa por meio do Departamento Municipal de Promoção Social, numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).Leia mais...

UTILIDADE PÚBLICA - Aviso de corte de energia CEMIG

A CEMIG comunica que, para possibilitar a execução de serviços de melhoria na rede elétrica de Matias Barbosa, haverá interrupção de energia nos dias 14 e 23 de abril de 2014, nos seguintes locais e horários: DIA 14  DE ABRIL, no horário compreendido entre 09 às 15 horas no seguintes endereços: RD BR 040 nº 58 Parque Sul, R B, nº 380 a 2450, R PROJETADA, nº 10 a 20, R THIAGO DE AQUINO RAMOS, nº 1 a 1509, Condomínio AGUA E SOL. DIA 23 DE ABRIL no horário compreendido entre 09 às 16 horas, na rua Antônio José do Couto n° 826 complemento: cx; Bairro Monte Alegre. Maiores informações pelo fone 116 - FALE COM A CEMIG.

Município ganha estação Hidrológica

 Segundo informações do Técnico Responsável pela instalação, Jorge Luis, “esse é o primeiro instrumento do tipo instalado no Estado de Minas Gerais”.

 


Equipamento instalado sobre a ponte do rio Paraibuna, na divisa dos bairros Santa Clara e Nossa Sra. da Penha, vai operar 24 horas. A estação funciona por meio de energia solar e permite antecipar eventuais inundações, o que dá suporte à Defesa Civil para agir e tomar medidas preventivas.

Foi concluída nesta quinta-feira, dia 03 de abril, a instalação da Estação Hidrológica para monitorar o nível da água do rio Paraibuna e alertar as autoridades para o risco de enchente e transbordamento. A instalação foi realizada pela empresa Equinócio, contratada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Segundo informações do Técnico Responsável pela instalação, Jorge Luis, “esse é o primeiro instrumento do tipo instalado no Estado de Minas Gerais”.

Prefeitura convoca proprietários para atualização cadastral

 
 
Com o intuito de promover maior eficácia do lançamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), a Prefeitura de Matias Barbosa realiza a atualização cadastral dos contribuintes. O recadastramento objetiva atualizar as informações de identidade, CPF e endereços das correspondências de todos os proprietários de imóveis inseridos no Cadastro Imobiliário Fiscal (CIF).
Leia mais...

CONVITE PARA LANÇAMENTO DO PRONATEC

A prefeitura de Matias Barbosa, através do Departamento de Promoção Social, CONVIDA a população  para a CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO DOS CURSOS DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC. A cerimônia será realizada as 19:00 horas, do dia 03 de abril de 2014 (próxima quinta-feira), na Câmara Municipal de Vereadores. Veja AQUI o convite e a programação oficial.

Aberta inscrições para curso de Artesanato em Pedraria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MG), em parceria com a Prefeitura Municipal de Matias Barbosa, através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, COMUNICA que estão abertas as inscrições para o curso de ARTESANATO DE RENDA, BORDADOS E CONGÊNERES/PEDRARIA.

O Curso terá a duração de cinco dias, começando no dia 07 de abril e terminando no dia 11 de abril e será realizado  na sede social do Matias Várzea Clube, no centro da cidade.

O requisito mínimo exigido é ser maior de 16 anos e disponibilidade nos horários de  8 às 17 horas. As inscrições poderão ser realizadas até sexta-feira próxima, dia 4 de abril, no horário normal de expediente, no Departamento de Agricultura e Meio Ambiente / EMATER-MG, na Av. Cardoso Saraiva, 86, centro.  Estão disponíveis apenas 12 vagas. Informações: (32)3273-8184.
 

Cozinha Brasil mostra que é possível se alimentar com qualidade e sem gastar muito para isso.


EQUIPE DE SUCESSO - (Em sentido horário) Auxiliar de Cozinha Rodrigo Domingos de Souza, Diretora do Departamento de Promoção Social Delfina Guedes, Nutricionista e Instrutora do Programa Cozinha Brasil Ana Caroline Araújo Figueiredo, Vice-Prefeito Joaquim Perota e o Auxiliar Lusmar dos Santos. 

 
Terminou nesta quinta-feira, dia 27 de março, o curso Cozinha Brasil promovido pelo Departamento de Promoção Social da prefeitura de Matias Barbosa, em parceria com o Programa Cozinha Brasil do Serviço Social da Indústria (SESI) e Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). O objetivo do programa foi o de ajudar a população a utilizar melhor os recursos naturais e mostrar que é possível se alimentar com qualidade e sem gastar muito para isso.Leia mais...

UTILIDADE PÚBLICA - Aviso de corte de energia CEMIG

A CEMIG comunica que, para possibilitar a execução de serviços de melhoria na rede elétrica de Matias Barbosa, haverá interrupção de energia nos dias 25 e 26 de março de 2014, nos seguintes locais e horários: DIA 25 DE MARÇO, no horário compreendido entre 13:00h e 15:30h nos seguintes endereços: Rua Waldemiro de A Castro, entre números  4 e 351, Pitangueiras; Rua René Queiroz  F Alves entre números  2 e 640, Pitangueiras. DIA 26 DE MARÇO, no horário compreendido entre 10 às 16 horas, na rua Moacyr Aves de Souza n° 53 complemento: cx; n° 1589 complemento: cx, Bairro Vila São Damião. Maiores informações pelo fone 116 - FALE COM A CEMIG.

Banda de música de Matias recebe novos instrumentos

PALÁCIO DA LIBERDADE - Secretária de Cultura do Estado de M. Gerais, Eliane Parreiras (ao centro), entrega certificado e medalha ao Gestor de Cultura, Geraldo Nascimento, e Prefeito Joaquim Nascimento, como reconhecimento pela seleção da Corporação Musical Matias Barbosa

 
O prefeito Joaquim Nascimento e o Gestor do Departamento de Cultura e Turismo, Geraldo Nascimento,  participaram nesta quarta-feira (19/03), em solenidade no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, da entrega de instrumentos musicais a 104 bandas pelo Programa Bandas de Minas. Entre as Bandas contempladas está a Corporação Musical Matias Barbosa, que recebeu a doação de oito instrumentos entre sopro, metal e percussão.  
Leia mais...

Inscrições abertas para o Curso Básico de Educação Alimentar.

O Departamento de Promoção Social da prefeitura de Matias Barbosa, em parceria com o  Programa Cozinha Brasil do Serviço Social da Indústria (SESI) e Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), comunica que estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Educação Alimentar. O Curso está programado para acontecer nos dias 25, 26 e 27 de março.
 
São 60 vagas disponíveis para os três dias de curso, divididos em duas turmas: uma matinal no horário de 8:20 às 11:20 horas; e outra vespertina, no horário de 13 às 16:20 horas. Durante as aulas, os alunos recebem treinamento teórico e prático e aprendem, passo a passo, preparações básicas que rendem refeições nutritivas, saborosas e econômicas. Leia mais...

Proalfa 2013 - Avaliação do Governo de Minas mostra avanços na Educação em Matias

 
 
"Os resultados obtidos pelas escolas em 2013 ultrapassaram a meta fixada para o ano de 2015". Na foto, sala de aula da  Escola Municipal Marieta de Miranda Couto, que passou de 40,6% em 2012 para 73,3% em 2013.)

 
O Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG), divulgado agora no inicio de Março,  mostra o acerto das ações adotadas pelo Departamento de Educação para melhorar os índices educacionais nas escolas municipais.

Matias Barbosa avança na inclusão de pessoas com sofrimento mental

“A real inclusão social dos usuários ao mercado de trabalho possibilita melhores condições de vida e saúde, rompendo o ciclo de pobreza e exclusão a que a maioria dessas pessoas está submetida”, diz Cristiane Dornellas, Assistente Social do CAPS I Matias Barbosa.

 
Empresas da cidade que empregar usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)  de Matias Barbosa terá desconto no IPTU, que poderá chegar a cem por cento do valor devido.  É o que diz a  Lei Municipal nº 1.243, que entrou em vigor no  dia 15 de janeiro de 2014.
 

O prefeito Joaquim Nascimento revela que o objetivo da lei é o incremento no tratamento dos usuários do CAPS, “buscando garantir aos mesmos a oportunidade de se sentirem úteis ao se integrarem ao mercado de trabalho”. Esclarece o prefeito que a lei preenche uma lacuna, uma vez que as pessoas com transtorno mental ficavam excluídas do sistema de cotas já destinados aos portadores de deficiência física. Leia mais...

Começa hoje, 10 de março, Campanha de Vacinação contra o HPV

 
A partir desta segunda-feira (10 de março),  a Prefeitura de Matias Barbosa, através do setor de Vigilância Epidemiológica em parceria com o Departamento de Educação, realiza a vacinação de meninas contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano), que promove proteção contra o câncer do colo de útero e verrugas genitais. O público-alvo é formado pelas meninas pré-adolescentes com idades entre 11 e 13 anos.

Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses. E a terceira, 60 meses após a primeira dose (5 anos). A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A vacinação será realizada nas escolas públicas e particulares e também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) no horário de rotina para vacinação.
 
Maiores Informações pelo Fone 3273-5529
l

CARNAVAL 2014 - Matias Barbosa realiza Carnaval da Paz e da Alegria

BAILE DOS CAFONAS - O Cantor e humorista Falcão em uma memorável noite dedicada à moda retrô e seus animados cafonas, que dançaram e cantaram clássicos como  “Atirei o Pau no Gato”, “As Bonitas que me Perdoem, mas a Feiura é de Lascar”, “I'm Not Dog No”, “Ai, minha Mãe”, entre outras pérolas da MPB. Noite de muita diversão e risos!  (VEJA AS IMAGENS  AO FINAL, EM FOTOS DE EDÍLSON FOTO E VÍDEO)

 
Saudades e boas lembranças: Esse é o sentimento de quem curtiu o Carnaval de Matias Barbosa. Um carnaval animado, seguro, num ambiente festivo e acolhedor que propiciou espaço para todas as idades. Foram sete dias de folia e muita animação que terminou em clima de paz e muita alegria.
Leia mais...

UTILIDADE PÚBLICA - Aviso de corte de energia CEMIG

A CEMIG comunica que, para possibilitar a execução de serviços de melhoria na rede elétrica de Matias Barbosa, haverá interrupção de energia no dia 26 de março de 2014, no horário compreendido entre 10 às 16 horas, na Rua Moacyr Alves de Souza n° 53 complemento: CX; n° 1589 complemento: CX, Bairro Vila São Damião. Maiores informações pelo fone 116 - FALE COM A CEMIG.